A maior flor do mundo



Com base no texto A maior flor do mundo de José Saramago, apresentado em aula pelo Professor Tiago Falcoeiras, e no vídeo homónimo, também apresentado em aula, surge a proposta de projetar uma atividade oral e outra escrita que tratassem a Língua Portuguesa e a obra apresentada.


Com base nestes recursos, e conforme solicitado, apresentamos então as seguintes propostas:

Atividade oral

Após a leitura do texto originar de José Saramago e do visionamento do vídeo, pedir-se-ia ao grupo que recontasse a história por palavras suas, apontando os momentos mais importantes e as principais curiosidades que haviam retido. Originar-se-ia, a partir daqui, com mediação do professor, um debate sobre os momentos relatados, sobre os comportamentos dos personagens, as suas características e as características da própria obra.

Atividade escrita

Como forma de síntese da obra, e de forma a trabalhar conteúdos da Língua Portuguesa, pedir-se-ia ao grupo que completasse a seguinte ficha de trabalho:




Atividades Complementares

Expressões (escrita, plástica e dramática) – Após o trabalho sobre a obra A maior flor do mundo de José Saramago, as crianças seriam desafiadas a criar, em pequenos grupos, a sua própria história sobre uma flor e ilustrá-la. Poderiam dirigir o seu enredo da forma que entendessem, sendo que a personagem principal ou o foco da ação teria de ser uma flor. Depois do processo de criação, o grupo seria desafiado a dramatizar a história que havia criado.

Estudo do Meio – Baseando-se na ideia do aparecimento e crescimento de uma flor, o professor conduziria os alunos a plantar uma semente, preferencialmente de flores ou plantas diferentes umas das outras, para que as crianças pudessem acompanhar o seu desenvolvimento e os cuidados que com ela teriam, elaborando um diário de campo que acompanhasse o ciclo de vida da flor/planta, desde a germinação da semente.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Jogo da Glória Virtual

IV Encontro entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento