A maior flor do mundo
Com base no texto A maior flor do mundo de José Saramago, apresentado em aula pelo Professor Tiago Falcoeiras, e no vídeo homónimo, também apresentado em aula, surge a proposta de projetar uma atividade oral e outra escrita que tratassem a Língua Portuguesa e a obra apresentada.
Com base nestes recursos, e conforme solicitado, apresentamos então as seguintes propostas:
Atividade oral
Após a leitura do texto originar de
José Saramago e do visionamento do vídeo, pedir-se-ia ao grupo que recontasse a
história por palavras suas, apontando os momentos mais importantes e as
principais curiosidades que haviam retido. Originar-se-ia, a partir daqui, com
mediação do professor, um debate sobre os momentos relatados, sobre os
comportamentos dos personagens, as suas características e as características da
própria obra.
Atividade escrita
Como forma de síntese da obra, e de
forma a trabalhar conteúdos da Língua Portuguesa, pedir-se-ia ao grupo que
completasse a seguinte ficha de trabalho:
Atividades Complementares
Expressões (escrita, plástica e
dramática) – Após o trabalho sobre a obra A
maior flor do mundo de José Saramago, as crianças seriam desafiadas a
criar, em pequenos grupos, a sua própria história sobre uma flor e ilustrá-la.
Poderiam dirigir o seu enredo da forma que entendessem, sendo que a personagem
principal ou o foco da ação teria de ser uma flor. Depois do processo de
criação, o grupo seria desafiado a dramatizar a história que havia criado.
Estudo do Meio – Baseando-se na
ideia do aparecimento e crescimento de uma flor, o professor conduziria os
alunos a plantar uma semente, preferencialmente de flores ou plantas diferentes
umas das outras, para que as crianças pudessem acompanhar o seu desenvolvimento
e os cuidados que com ela teriam, elaborando um diário de campo que
acompanhasse o ciclo de vida da flor/planta, desde a germinação da semente.
Comentários
Enviar um comentário